Samu começa a funcionar no dia 24 em Campos do Jordão. Atendimento será pelo 192

WhatsApp Image 2016-11-23 at 18.01.56

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) começa a funcionar a partir desta quinta-feira, 24 de novembro, em Campos do Jordão e em mais oito cidades da região. A cerimônia de início do serviço acontece às 10h, na sede regional do Samu, ao lado da base do Corpo de Bombeiros no distrito de Quiririm, em Taubaté, local em que ficará a sede.

Integra o Consórcio que irá gerir o SAMU na região, as cidades de Taubaté, Campos do Jordão, Tremembé, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, Lagoinha, Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga.

Ao todo, são 16 ambulâncias e o consórcio aguarda o envio de mais três veículos pelo Governo Federal. Campos do Jordão recebeu 2 ambulâncias e aguarda o envio de uma terceira.

A sede do SAMU, por ora, será no Complexo Municipal. A Prefeitura já fez o projeto e está licitando a reforma da antiga sede do DSV, na entrada da cidade, onde futuramente será instalada a sede do SAMU.

A operação do sistema ficará a cargo do Instituto Esperança, vencedor da licitação promovida pelo consórcio. O serviço de resgate e transporte de paciente será feito por meio de ligações ao telefone 192. Um sistema permite o redirecionamento das ligações para a central instalada em Taubaté. Ao receber a ligação, um atendente fará a triagem inicial e encaminhará para o médico regulador que avalia a gravidade e urgência do caso e aciona a ambulância de resgate ou veículo com UTI.

Com isso, para acionar a ambulância da Rede Municipal de Saúde, o número passou a ser o 3664-2475.

De acordo com o fluxo de encaminhamentos definido pelo Consórcio, emergências de ordem clínica serão encaminhadas às unidades de Pronto-Socorro no próprio Complexo de Saúde. Casos mais graves, como traumas, por exemplo, seguem direto para o Hospital Regional do Vale do Paraíba ou Hospital Universitário.

A população deve colaborar e acionar o 192 somente em casos de emergência, observando as características da ocorrência.

Quando chamar o Samu (192)?

– Dores no peito de aparecimento súbito;

– Situações de intoxicações e envenenamentos;

– Queimaduras graves;

– Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto;

– Queda acidental;

– Crises convulsivas (ataque);

– Acidentes de trânsito com atropelamento.

– Traumas (tórax, abdômen, crânio e fraturas);

– Perda da consciência (desamaio);

– Sangramentos – hemorragias.

Quando chamar os Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199)

– Incêndios;

– Tentativas de suicídio;

– Salvamentos aquáticos;

– Desabamentos;

– Deslizamentos de terra;

– Acidentes de trânsito com pessoas presas em ferragens;

– Choques elétricos;

– Quedas de alturas com mais de 7m;

– Vazamento de gás.

Quando ligar para a ambulância da Prefeitura 3664-2475:

– Atendimento  de urgência no  Pronto Socorro, que não caracterize emergência, caso o paciente não tenha como chegar ao Complexo de Saúde por vias próprias.

Compartilhe!Share on TumblrTweet about this on TwitterPrint this pageShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone