Turismo vive o seu melhor momento no mês de Abril

turismo

O mês de Abril deste ano, com seus feriados prolongados, foi o melhor mês para o turismo de Campos do Jordão. Estima-se que cerca de 500 mil pessoas estiveram na cidade neste ano, cerca de 150 mil a mais que no mês anterior.

Surpreendeu, sobretudo, o número de turistas para passar o feriado de 1° de Maio. Depois de dois feriados prolongados, o último feriado não era a principal aposta dos comerciantes e empresários. Porém, três fatores pesaram para reverter o prognóstico: O Congresso Estadual de Municípios, na última semana do mês, a Festa do Pinhão e a intensa cobertura da mídia regional e nacional dos feriados anteriores.

A tendência de maior procura já havia sido detectada pelo site Trivago, maior site de hospedagem do país. De acordo com o Trivago, Campos do Jordão liderou a procura por hospedagem em todo o país, para o feriado do Dia do Trabalho.

A cidade também viu crescer o turismo de um dia. E aí, pesou a matéria publicada no Jornal O Estado de S.Paulo, no sábado, dia 30, de que Campos do Jordão estava lotada. O jornal, de circulação nacional, destacou que o turista antecipou a vinda e aproveitou a greve geral para subir a serra.

Foi o que bastou. No domingo, até por volta de 14h, a fila de carros na Rodovia Floriano Pinheiro, para subir a serra estava parada em Quiririm.

Número de Visitantes

A cidade vem crescendo em visibilidade na mesma proporção em que atrai mais visitante. No ano passado foram 3,9 milhões de turistas que passaram por Campos do Jordão. Um recorde que mantém a tendência de alta e que mostra um público que não frequenta a cidade, apenas, na temporada de inverno, mas cuja presença vem se distribuindo durante o ano.

Os Congressos e eventos ajudam a engrossar este filão. Entre 2013 e 2016 foram realizados 75 congressos que trouxeram para a cidade cerca de 120 mil turistas. Somados aos eventos esportivos, uma tendência crescente, em Campos do Jordão, a cidade recebeu, nos últimos 4 anos, 129 eventos, o equivalente a um público de 150 mil turistas.

O público de congressos gasta em média, por dia, na cidade, R$ 437,16, segundo dados do Convention Bureau, copilados pelo Observatório de Turismo. Significa dizer que os congressistas trouxeram uma renda para a cidade nos últimos anos de R$ 155 milhões. Nos eventos esportivos, a variação de gastos diários vai de R$ 350,00 para corridas de rua, a R$ 1.050,00 nas corridas de montanha. O resultado dos quatro anos, somam cerca de R$ 172 milhões, o que representa mais emprego e renda para a população jordanense, que sobrevive, ainda que indiretamente do turismo.

turismoImprensa | Prefeitura de Campos do Jordão
Compartilhe!Share on TumblrTweet about this on TwitterPrint this pageShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone