Vila Cláudia ganha novo Posto de Saúde neste sábado

No sábado, dia 2, às 10h, a Prefeitura entrega mais uma Unidade de Saúde da Família. Desta vez,  no Bairro Vila Cláudia.
O novo posto receberá o nome de “Unidade de Saúde da Família José Raimundo da Silva “Zito da Malharia” , em homenagem ao vereador que se dedicou durante muitos anos, ao trabalho voluntário de atendimento e transporte aos pacientes.
A entrega da obra encerra mais um episódio de descaso do dinheiro público vivido na cidade. Iniciada em 2011, com recursos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, ela foi paralisada com suspeitas de mau uso do dinheiro público.
Desde 2013, a administração do Prefeito Fred Guidoni, tenta retomar a obra. O contrato com a empresa anterior foi rescindido no primeiro ano de sua gestão, porque a Prefeitura apurou que houve pagamentos de serviços que não foram realizados. Para que a população pudesse ter a sua Unidade de Saúde, foi necessário, não apenas resolver o “imbróglio” da prestação de contas, mas também conseguir mais dinheiro para terminar a obra. Com uma administração falida, sem dinheiro no caixa e com a Prefeitura inscrita no Cadim – Cadastro de Maus Pagadores- , a nova licitação só foi possível, quando a Prefeitura de Campos do Jordão mudou e conseguiu colocar as contas em dia, saindo do Cadim para ter uma vida financeira normal.
Não é o primeiro caso. Foi assim, na Unidade de Saúde da Vila Britânia e também com o asfalto do Jardim Sumaré. Na Vila Britânia, a Unidade foi entregue em 2015 e o Asfalto do Jardim Sumaré está em andamento.
Mas na Unidade de Saúde da Vila Cláudia, o problema era maior. É que apesar dos R$ 350 mil recebidos de convênios, que deveriam ter sido suficientes para terminar a obra no tempo certo, não houve prestação de contas do dinheiro utilizado pela administração anterior. Mesmo colocando a papelada em ordem, a Prefeitura teve que colocar, do seu orçamento, quase R$ 100 mil para que a população tivesse o seu posto de volta, em função do mau uso do dinheiro público. Agora, será uma nova unidade. Antes era um prédio acanhado, mas o que o bairro receberá no dia 2 de Dezembro é uma unidade muito diferente, tanto do ponto de vista estrutural, como do funcionamento.
“Foi preciso colocar a cada em ordem e resolver os problemas do passado. Mas hoje, a cidade mudou e está pronta para dar novos passos. O resultado já pode ser sentido pela população. É isso o que estamos fazendo, um dia de cada vez”, afirma o prefeito Fred Guidoni.

Nova estrutura
Para entregar a nova Unidade, foi necessário não apenas continuar a obra, mas também, consertar o que foi perdido. Exemplo é o que aconteceu com a rede elétrica e com as fechaduras e portas. A fiação e as fechaduras foram roubadas. Já as portas foram danificadas por vândalos. A Prefeitura teve que demolir paredes e fazer adequações para que o projeto contemple a população com instalações adequadas. Todo o forro antigo de madeira foi trocado por novo. As paredes receberam acabamento e os pisos internos foram trocados por granilite, na cor bege. O telhado também foi trocado e todas as instalações hidro-sanitárias, são novas, bem como os banheiros. Todas as paredes das salas de estocagem, lavagem e descontaminação tem acabamento de cerâmica esmaltada. E a rede de esgoto sanitário do prédio com tubulações de PVC branco foi ligada à rede pública.

Funcionamento
O novo posto contará com uma equipe multiprofissional que inclui, além do médico, enfermeiro, auxiliar técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Com as instalações mais amplas, o bairro receberá também uma unidade de saúde bucal, com cirurgião dentista e auxiliar.
A nova unidade fará acolhimento, acompanhamento e gestante e bebê, atendimento clínico-geral, atendimento e acompanhamento para hipertensos e diabéticos, além de oferecer todos os procedimentos básicos dos demais postos de saúde da cidade.
13 Unidades de Saúde
Com mais esta inauguração, Campos do Jordão conta agora com 13 Unidades de Saúde nos bairros. 10 delas são Unidades de Estratégia de Saúde da Família. Uma situação muito diferente a encontrada no início de 2013, quando havia apenas três postos funcionando nestas condições.
Nos últimos dez meses, as equipes de Saúde da Família, fizeram na cidade 391.796, que incluem curativos, visitas de médicos, consultas, dentre outras ações. Somente de consultas médicas foram 41.250, o que dá uma média de 4 mil consultas ao mês. No Posto da Vila Cláudia serão atendidos cerca de 3 mil moradores dos bairros Vila Cláudia, Vila Cristina, Vila Isabela, Vila Loly, Serra Azul, Vista Alegre e Vila Matilde (incluindo CDHU). Enquanto duraram as obras, esta população vinha sendo atendida por outras unidades de saúde.
Equipamentos
A unidade também receberá novos equipamentos. A compra foi feita pela Prefeitura com recursos de emendas parlamentares dos deputados Floriano Pesaro, Bruno Covas e Celso Russomano que possibilitou, também, a aquisição de novos equipamentos nas demais unidades e no Complexo Hospitalar.
Imprensa | Prefeitura de Campos do Jordão
Compartilhe!Share on TumblrTweet about this on TwitterPrint this pageShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone
WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien