CULTURA ELEGE CONSELHO E DEBATE APLICAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS

Home   /   Cultura | 24/05/2024 - 12:58

No último dia 14, na sede da Associação Comercial, a Secretaria de Valorização da Cultura reuniu artistas e produtores culturais locais para dois momentos importantes: a eleição do novo Conselho Municipal de Política Cultural para o próximo biênio e a construção do PAAR, Plano Anual de Aplicação de Recursos.

Apesar de haver onze cadeiras disponíveis no Conselho, apenas sete pessoas se candidataram a ocupá-las, mesmo após a prefeitura haver prorrogada por duas vezes o prazo para inscrições. Foi realizada eleição direta entre os presentes e eleitos os seguintes candidatos: Armando Zeferino Milioni, Claudemir de Morais Reis, José Francisco, Luciane Raspes, Mônica Fazion, Nayara Frutuoso de Morais e Renata de Oliveira, num total de 23 votos.

Na sequência, o escritor Benilson Toniolo, ex-secretário municipal de Valorização da Cultura e convidado pela prefeitura para participar como palestrante da atividade, proferiu palestra sobre a Política Nacional Aldir Blanc – PNAB – e o Plano Anual de Aplicação de Recursos, o PAAR, que é o instrumento que define a forma de utilização dos 367 mil reais recebidos pela prefeitura para investimento em projetos locais de cultura.

Após várias manifestações e sugestões, a sociedade civil jordanense reunida na audiência elaborou o seu próprio PAAR, que prevê que o investimento obtido junto ao governo federal seja investido integralmente nas áreas de Audiovisual, Literatura, Museus, Povos Originários, Preservação do Patrimônio Histórico, Artesanato, Cultura Afro, Música, Conscientização Ambiental e projetos direcionados à população em situação de vulnerabilidade social.
Garantida a participação da sociedade civil em todo o processo, o próximo passo deve ser dado pela Secretaria, que deve enviar todos esses dados para o Ministério da Cultura e, a partir daí, iniciar a construção dos editais de recebimento de projetos.

Secretaria de Valorização da Cultura

Cultura - 24/05/2024 | 12:58