Campos do Jordão inicia as atividades do Centro de Operações Integradas - COI

Home   /   Cidade | 12/07/2024 - 10:52

A prefeitura de Campos do Jordão iniciou as atividades do Centro de Operações Integradas - COI, que funcionará no prédio da antiga Telefônica, um icônico edifício projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake. O COI está localizado em frente à estação ferroviária do bairro da Abernéssia, principal centro comercial da cidade.

O projeto do COI foi pensado para integrar as atividades de monitoramento e cercamento eletrônico, utilizando moderna tecnologia para aumentar a segurança e oferecer tranquilidade aos moradores e, também, àqueles que visitam a cidade, que está no topo do ranking entre os lugares preferidos dos turistas para as férias, feriados e fins de semana.

Na primeira fase de operação, foram instaladas mais de 50 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade, sendo um terço delas dedicadas a cobrir áreas onde estão escolas e unidades de saúde, além daquelas que registram a movimentação dos principais pontos de circulação, entradas e saídas da cidade.  A partir de agora, Campos do Jordão terá melhor controle de ocorrências e, consequentemente, as decisões serão tomadas mais rapidamente e com mais precisão.

A localização privilegiada do COI, em uma praça situada entre as principais vias da cidade e os equipamentos de última geração são fundamentais para que, por exemplo, as informações sobre o fluxo e quantidade de veículos que visitam a cidade, principalmente na alta temporada, cheguem à Secretaria Municipal de Segurança Pública em tempo real.

Revitalização da Praça

O prédio onde está instalado o COI foi inaugurado em 1974, para abrigar na época a sede da Companhia Telefônica de Campos do Jordão. O projeto da obra é do renomado arquiteto Ruy Ohtake e tem 700 m2, e fica em uma praça de 950 m2 que passou por um processo de revitalização, com melhorias na iluminação, no paisagismo e agora conta com novos bancos, proporcionando um ambiente mais acolhedor para os moradores e trabalhadores da região da Abernéssia.

No jardim há uma imagem do Bandeirante Gaspar da Cunha, o Oyaguara ou Jaguara, que também está sendo restaurada. Segundo registros o Bandeirante, cidadão de Taubaté, foi o primeiro homem branco a chegar a Campos do Jordão.

Cidade - 12/07/2024 | 10:52