• 20 DE Julho
  • |
  • 03:38

GABINETE DO PREFEITO /

FREDERICO GUIDONI SCARANELLO

Informações de Contato
(12) 3668-5550
gabinete@camposdojordao.sp.gov.br
End. Av. Januário Miráglia, 806 – Abernéssia

Frederico Guidoni Scaranello – o Fred – nasceu em 10 de maio de 1974. É casado com Juliana Cintra com quem tem duas filhas – Pietra e Valentina.

Formado em Direito, atuou como advogado em causas públicas e privadas, tornando-se especialista em Direito Público. Atuou em diversos cargos na Prefeitura de São Paulo, dentre eles o de chefe de Gabinete da Secretaria de Participação e Parceria e Diretor de
Inclusão Digital da Cidade de São Paulo.

Foi eleito prefeito de Campos do Jordão, em 2012, numa eleição bastante disputada, vencendo candidatos conhecidos da política local com a proposta de um governo ético, honesto e eficaz no gerenciamento do dinheiro público. Foi reeleito em 2016, dando continuidade à sua proposta ética e compromisso com o trabalho.

Em seu governo, realizou obras importantes para a cidade e teve coragem para fazer ações e mudanças há muito esperadas pela população, como a instalação da Prefeitura na Abernéssia, a abertura de um Hospital Municipal e a construção do Boulevard, mudando a paisagem do Capivari na maior intervenção urbana feita no local há mais de 20 anos.

Também fez o maior programa de asfalto que a cidade já viu e criou cerca de 600 novas vagas em creche. Tem se destacado pelo trabalho realizado na recuperação da cidade e na boa gestão do dinheiro público.

Herdou uma Prefeitura com mais de R$ 40 milhões em dívidas e saneou as contas. Hoje a Prefeitura saiu do vermelho e, apesar da crise, conseguiu aumentar em mais de 400% o Vale Refeição dos Servidores Públicos e instituir o Plano de Magistério, elevando os
salários e equiparando os professores.

Fred conseguiu tirar a Prefeitura do Cadastro de Maus Pagadores e com isso assinou mais de 100 convênios, que se transformaram em reformas e ampliações dos Postos de Saúde, numa nova ocupação do Espaço Urbano, com praças, parques e instalando brinquedos para crianças e academias de ginástica. Além disso, revitalizou o Centro de Eventos, terminando uma obra iniciada há anos, padronizou as calçadas da Abernéssia e de bairros e está investindo no eixo, que passará por obras importantes de desvio do trânsito e urbanização.

Uma delas é a construção de uma alternativa para o trânsito, na Avenida City Park. A obra que prevê a instalação de uma ponte de via dupla perto da entrada do Grande Hotel e a duplicação de outra ponte, será um importante acesso a áreas turísticas e bairros e vai minimizar o intenso trânsito na saída da cidade.

Outra intervenção urbana que conta com a sua participação é a privatização do Parque Ferroviário. O projeto é um pedido do prefeito que foi atendido pelo Governo do Estado que está fazendo a licitação da obra. Está previsto um investimento de cerca de R$ 35 milhões na cidade, pela Iniciativa Privada. Além do Parque, o Morro do Elefante também terá um tratamento especial, criando um novo ponto de atração turística, que integra o teleférico.

Foi eleito Presidente do Comitê de Bacias da Serra da Mantiqueira e reeleito em 2016. É o único prefeito a ser reconduzido ao cargo, desde a criação do Comitê. A reeleição na presidência se deve ao volume de recursos liberados para o Meio Ambiente, durante a sua gestão.

Foi eleito Presidente da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, em 2017, cargo que ainda ocupa. Como marco da sua atuação está o aumento de receita para a Agência de Desenvolvimento do Vale do Paraíba, que permitiu a contratação do seu Plano Diretor de Desenvolvimento, documento que irá nortear o desenvolvimento da região e a concepção de um projeto em vias de ser executado que irá instalar,em toda as 39 cidades da Região Metropolitana, Câmeras de Segurança integradas ao sistema Detecta. A ação visa trazer mais segurança para a região.

Ocupa o cargo de vice-presidente da Federação Nacional de Munícipios (FNP) , representando as Estâncias Turísticas. É ainda membro da Diretoria da Associação Paulista de Municípios Estâncias (Aprecesp) e vice-presidente do Conselho Diretor da
Associação Paulista de Municípios (APM).

É também membro da Executiva Estadual do PSDB, indicado como representante dos prefeitos do PSDB no Estado.