PREFEITURA REALIZA AÇÕES PREVENTIVAS EM ATENÇÃO AO PERÍODO DE CHUVAS EM CAMPOS DO JORDÃO.

Home   /   Administração | 12/12/2022 - 16:21

A Prefeitura de Campos do Jordão atua em diferentes frentes — de maneira preventiva — a fim de diminuir os impactos das chuvas no município. O trabalho é constante visando ampliar a segurança e o bem-estar dos jordanenses e turistas.
Desde o início da gestão Marcelo Padovan a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realiza ininterruptamente trabalhos para melhorar o escoamento das águas pluviais, entre eles a construção e limpeza de bueiros, bocas de lobo, galerias e caixas de captação de água pluvial.
Nos últimos meses, foi realizada a inspeção em 107 bueiros e cerca de 250 metros de tubulações foram inspecionadas e reparadas, nos seguintes bairros: Vilas Abernéssia, Capivari, Ferraz, Albertina, Francisco, Nova Suíça, Sodipe, Paulista, Simonsem, Britador, Biquinha, Portal e Alto da Boa Vista.
A Prefeitura monitora constantemente os rios e córregos no município visando evitar alagamentos e enchentes nas ruas e avenidas da cidade. Entre os serviços realizados está o desassoreamento de córregos na Cachoeira da Rua da Saudade, na Vila Albertina; o córrego do Fracalanza, na Vila Ferraz; córregos da Vila paulista (TCC), a Rua José Braz, no Britador e o Ponto de ônibus do Mercado Municipal.
A Secretaria de Serviços Urbanos realizou ainda serviços de limpeza de rios, roçada, com remoção de lixo, vegetação,de bancos de areia em trechos assoreados no Rio Capivari nas regiões do Zatti e Zatti; Rua José Braz, atrás do antigo Piratininga e na Rua Eunice Sólis Alem, Também próximo ao Centro de Eventos André Franco Montoro , além dos córregos da Vila Paulista (Dona Bella); bolsão da Vila Fracalanza (Posto Schell Scófano) ; próximo ao Zatti e Zatti, e nas proximidades da escola TCC, na Vila Paulista.
Devido ao volume de chuvas dos últimos anos, uma grande quantidade de terra de ruas que até então não eram asfaltadas foi levada para o leito do rio. A ação visa melhorar a vazão das águas contribuindo para a mitigação dos alagamentos.
Serão ainda realizados serviços de limpeza com roçada e remoção de bancos de areia nos trechos em frente à rodoviária (Avenida City Park; Vila Suíça (próximo a Madeireira Nossa Senhora de Fátima); Vila Albertina (próximo a Concrebrás); no Buraco da Onça; na Vila Ondina, (córrego da Elektro) e Vila Santa Cruz (córrego da Rua Carapina até a Rua Alexandre Fernandes). Nos locais onde é possível entrar com as máquinas, a Prefeitura aproveita para aumentar a largura do rio, aproximando-o da largura original.
Defesa Civil
Em Campos do Jordão, além do trabalho preventivo realizado pela Prefeitura a cidade aimda conta com a estrutura do sistema de alerta e monitoramento que tem evitado ocorrências de maior vulto.
Esses sistemas de alerta monitoram o volume de chuvas em diversas regiões ada cidade, direcionando o trabalho para as regiões que se tornam mais vulneráveis em função da quantidade de chuvas.
A cidade foi pioneira no país, na instalação de alguns dos mais modernos equipamentos, em parceria com o Cemaden e CPTEC- Inpe.
Plataformas de Coleta de Dados Geotécnicos instaladas na cidade onde há pluviômetros e sensores de umidade do solo no mesmo equipamento, monitoram o risco de deslizamentos em encostas urbanas aprimorando os alertas de prevenção dos impactos de risco de deslizamentos.
Se o cidadão notar qualquer anomalia em sua residência, trincas, postes ou árvores inclinadas em vias públicas, deve acionar imediatamente a Defesa Civil pelo fone 199, Corpo de Bombeiro 193 e Guarda Civil Municipal através do 153.

A Prefeitura lembra que é preciso a cooperação da população para não jogar lixo em bocas de lobo, principalmente no período chuvoso.

- 12/12/2022 | 16:21