Home / Esportes | 09/02/2026 - 15:03
Foto:
Marilson dos Santos e Paulo Paula fizeram os percursos de 5 km e 10 km em preparação para a prova que será disputada em março
Sábado, dia 07 de fevereiro, marcou o início dos preparativos para a 1ª Meia Maratona Internacional de Campos do Jordão, que será disputada no dia 15 de março. Até a chuva parou para ver Marilson dos Santos, bicampeão da Maratona de Nova York e tri da São Silvestre; e Paulo Paula, que representou o Brasil nas olimpíadas de Londres 2012, Rio 2016 e Toquio, 2021 fazerem pela primeira vez o reconhecimento do percurso. “Vamos correr 5 km e 10 km para adaptação, mas o importante é reunir os amantes da corrida”, disse Paulo Paula.
Cerca de 60 pessoas acompanharam os maratonistas no treinão e viveram a experiência única de correr lado a lado com os atletas consagrados. Na chegada, no Parque Capivari, foi difícil evitar a tietagem. Entre uma foto e outra, Marilson dos Santos revelou que conhece bem o percurso. “Já passei temporadas aqui treinando para a São Silvestre e hoje tenho uma casa na cidade, que é muito acolhedora e excelente para treinar”, disse.
O Plano de Segurança Médica
Fábio Jesus, terceiro colocado na São Silvestre de 2025, estava confirmado para o treinão, mas não conseguiu chegar a tempo e compareceu somente na coletiva de imprensa, no Parque Capivari. Além dos atletas, também participaram a campeã olímpica e madrinha da prova, Maurren Maggi, o vice-presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA), Rogério Bispo, e a Dra. Ana Sierra, especialista em medicina esportiva, que apresentou o Plano de Segurança Médica para a competição.
Pela primeira vez no Brasil, uma meia maratona será disputada a quase 1.700 m de altitude, um desafio a mais para os atletas. “Além dos riscos naturais para esse tipo de prova, como a hipertermia (aumento excessivo da temperatura corporal), tem também a dificuldade de respirar devido ao ar mais rarefeito”, explicou Ana Sierra. Por conta disso, o Plano de Segurança Médica será reforçado com a presença de ambulâncias e equipes médicas distribuídas ao longo do percurso. “Estamos planejando tudo para que o tempo máximo de resposta seja entre dois e cinco minutos, caso haja necessidade”.
Marilson do Santos vê o desafio de correr na altitude da cidade como um atrativo a mais para resgatar a tradição das décadas de 1980 e 1990, quando atletas profissionais e amadores vinham a Campos do Jordão em busca da melhor performance. “A gente esperou um longo tempo por essa oportunidade, será uma prova muito especial”. Já é comprovado cientificamente que treinar em altitudes elevadas aumenta o condicionamento físico. Por isso, Fábio Jesus vai usar a prova como preparação para a Maratona de Porto Alegre, marcada para julho. "Ainda não decidi qual percurso vou fazer, se os 21 km, os 10 km ou os 5 km, isso vai depender do meu treinador, mas minha presença está confirmada", disse.
A prova
A 1ª Meia Maratona Internacional de Campos do Jordão está homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBA) e pela World Athletics, órgão máximo do atletismo mundial. Com isso, servirá como seletiva para competições do calendário internacional. Com largada e chegada no Parque Capivari, a Meia de Campos vai passar por pontos turísticos icônicos, entre eles, a Ducha de Prata e o portal de entrada da cidade.
Parte do percurso também será compartilhada com o 1º Campeonato Paulista de Corrida de Rua, com provas de 5 km e 10 km. No sábado, 14 de março, às 18h, haverá também a Prova de Milha. Segundo a FPA, cerca de três mil atletas devem participar da prova que vai distribuir R$ 68 mil em prêmios. Para o secretário Municipal de Esportes, Marco Aurelio Zoffoli, a presença dos atletas consagrados no treinão mostra que a 1ª Meia Maratona Internacional de Campos do Jordão será grandiosa. “Já temos mais de mil inscrições, incluindo atletas da cidade, e não tenho dúvidas de que a prova vai entrar para a história”, afirmou.
Sobre o Governo de Campos do Jordão
O Governo de Campos do Jordão, sob a gestão do prefeito Carlos Eduardo Pereira da Silva (Caê), busca implementar políticas públicas que valorizem a cultura, o turismo, a infraestrutura e o bem-estar social fortalecendo Campos do Jordão como referência no cenário regional e nacional. Para mais informações, acesse o site oficial do Governo: www.camposdojordao.sp.gov.br ou entre em contato pelo telefone (12) 3662-8100.
Assessoria de Comunicação | Governo de Campos do Jordão
Mais informações: imprensa@camposdojordao.sp.gov.br | (12) 3668-5500
Esportes - 09/02/2026 | 15:03