A resposta foi muito boa, disse o coordenador da Defesa Civil sobre 1º simulado de emergência em áreas de risco

Home   /   Cidade | 14/02/2026 - 13:18

Sérgio Biagioni

Foto:

Treinamento testou o Sistema de Alerta Remoto para evacuação dos locais sensíveis a deslizamentos no bairro Britador

Às 10h do sábado de Carnaval, o Sistema de Alerta Remoto (SISAR) recém-instalado em Campos do Jordão, foi acionado pela primeira vez: “A Defesa Civil informa: há risco de deslizamentos nesta área. Atenção moradores, dirijam-se para locais seguros e pontos de encontro”. A mensagem sonora ecoou durante cinco minutos no bairro Britador orientando a comunidade a deixar suas casas.

Enquanto isso, as forças de segurança saíam em disparada rumo à Escola Municipal Monsenhor José Vita, na Vila Ferraz, bairro próximo ao Britador, o local escolhido para prestar o atendimento. Começou, então, a corrida contra o relógio. A Secretaria de Assistência Social, Polícia Militar, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e a ambulância da Secretaria de Saúde chegaram em menos de cinco minutos.

Os Bombeiros estacionaram na escola 10 minutos depois do acionamento da sirene. A ambulância do SAMU e a van da Secretaria de Transportes chegaram logo na sequência. Em 20 minutos, todas os órgãos estavam mobilizados. “Todos estavam na sua atividade normal e foram acionados após o toque da sirene. O tempo de resposta foi muito bom”, avaliou José Carlos Antunes, coordenador da Defesa Civil.

Próximo simulado será na Vila Santo Antônio

Os moradores do bairro Britador foram convidados a participar da simulação. Apesar da baixa adesão, o resultado foi satisfatório. Segundo a Defesa Civil, o objetivo principal era avaliar a velocidade de mobilização das forças de segurança e o resultado correspondeu às expectativas.

No sábado, dia 21 de fevereiro, a sirene do SISAR vai tocar novamente, mas o alerta será disparado na Vila Santo Antônio, que também recebeu o equipamento de prevenção devido ao histórico de deslizamentos. Desta vez, a mobilização será muito maior com participação da comunidade.

“Lá vamos simular um resgate em área acidentada, então, estamos trabalhando para que todos participem. A gente espera despertar nas pessoas que moram em área de risco a cultura da prevenção”, destacou Antunes.

Sobre o Governo de Campos do Jordão

O Governo de Campos do Jordão, sob a gestão do prefeito Carlos Eduardo Pereira da Silva (Caê), busca implementar políticas públicas que valorizem a cultura, o turismo, a infraestrutura e o bem-estar social fortalecendo Campos do Jordão como referência no cenário regional e nacional. Para mais informações, acesse o site oficial do Governo: www.camposdojordao.sp.gov.br ou entre em contato pelo telefone (12) 3662-8100.

Assessoria de Comunicação | Governo de Campos do Jordão

Mais informações: imprensa@camposdojordao.sp.gov.br |  (12) 3668-5500

 

Cidade - 14/02/2026 | 13:18