Chuva de 90 milímetros causa alagamentos e deslizamentos em Campos do Jordão

Home   /   Cidade | 20/02/2026 - 11:24

Sérgio Biagioni

Foto:

Índice pluviométrico foi o maior já registrado este ano; não há vítimas

Uma tempestade de verão no final da tarde desta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, causou transtornos em Campos do Jordão. Por volta de 18h30, uma tromba d’água atingiu a região central da cidade provocando alagamentos. O pluviômetro da Defesa Civil registrou 90 milímetros de chuva, superando os 82,4 milímetros do dia 13 de janeiro, quando também as enchentes foram inevitáveis. 

Cada milímetro de chuva corresponde a um litro de água por metro quadrado, ou seja, em menos de uma hora, 90 litros de água foram despejados em cada metro quadrado da cidade. A quantidade equivale ao esperado para 15 dias de chuva. Como o volume foi concentrado em um curto espaço de tempo, as galerias de águas pluviais não conseguiram dar vazão.

O Ribeirão Capivari, que corta a estância, transbordou e as avenidas Januário Miráglia e Frei Orestes Girardi ficaram debaixo d’água. As enchentes foram registradas próximo à Parada Fracalanza do bondinho, no polo de estacionamento e na região do Ginásio Esportivo. Os trilhos da Estrada de Ferro Campos do Jordão também foram alagados.

Houve, ao todo, 12 deslizamentos de terra, principalmente na Vila Santo Antônio, onde uma pessoa teve que ser abrigada na casa de parentes. Na rua da Pedreira e também no Jardim Sumaré houve queda de barreira em via pública sem vítimas. Nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, não há mais alagamentos. Os trabalhos da Defesa Civil e Secretaria de Serviços Ubanos concentram-se na remoção das barreiras e limpeza das áreas inundadas.

Região central vai ganhar um piscinão

Desde que assumiu o Governo Municipal, o prefeito Carlos Eduardo (Caê) adotou como prioridade a retomada da limpeza dos rios e córregos de Campos do Jordão, algo que tinha sido abandonado em outras administrações. As bocas de lobo entupidas também passaram a ser substituídas para diminuir as enchentes, mas com as chuvas cada vez mais intensas o município pretende construir um piscinão.

Segundo o prefeito, o reservatório de águas pluviais será feito na região do bairro Fracalanza em parceria com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). “Esse reservatório já está sendo discutido e deverá sair em breve para amenizar o impacto das chuvas na nossa cidade”, afirmou Caê.

O Sistema de Alerta Remoto (SISAR), que possui sirenes no Britador e Vila Santo Antônio, não foi acionado porque está em fase final de instalação, passando por testes e simulações. “Os agentes estão em preparação com informações técnicas para entregar o sistema à população”, informou José Carlos Antunes, coordenador da Defesa Civil, que distribuiu lonas plásticas e orientou os moradores a ficarem atentos às áreas de risco.

Sobre o Governo de Campos do Jordão

O Governo de Campos do Jordão, sob a gestão do prefeito Carlos Eduardo Pereira da Silva (Caê), busca implementar políticas públicas que valorizem a cultura, o turismo, a infraestrutura e o bem-estar social fortalecendo Campos do Jordão como referência no cenário regional e nacional. Para mais informações, acesse o site oficial do Governo: www.camposdojordao.sp.gov.br ou entre em contato pelo telefone (12) 3662-8100.

Assessoria de Comunicação | Governo de Campos do Jordão

Mais informações: imprensa@camposdojordao.sp.gov.br |  (12) 3668-5500

Cidade - 20/02/2026 | 11:24