Conselho Tutelar abre inscrições para eleição de suplentes

Home   /   Cidade | 12/05/2026 - 17:05

Márcio Correia

Foto:

Candidatos devem ser maiores de 21 anos; inscrições vão até dia 15 de maio e a votação está marcada para agosto

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA) está com inscrições abertas para a eleição de suplentes do Conselho Tutelar de Campos do Jordão. Podem participar pessoas maiores de 21 anos com ensino médio completo e residência comprovada em Campos do Jordão há pelo menos dois anos. Além disso, é preciso estar quites com as obrigações eleitorais e possuir experiência mínima de seis meses com crianças e adolescentes.

Estão proibidos de participar do processo os cônjuges, companheiros ou parentes até o terceiro grau de conselheiros já em atividade. Também há impedimento se houver vínculo de parentesco com o juiz da Infância e Juventude ou membros do Ministério Público. O prazo para formalizar as candidaturas termina dia 15 de maio. A escolha dos cinco suplentes será feita por votação popular no dia 02 de agosto na SEA Frei Orestes, em Vila Abernéssia.

A função do suplente

O suplente do Conselho Tutelar substituiu os conselheiros titulares durante férias, licenças ou impedimentos, vacâncias ou afastamentos. Ele trabalha seguindo rigorosamente os mesmos deveres, regras e vedações que a função exige. A dedicação é exclusiva, com jornada de trabalho de segunda a sexta, das 08h às 17h e remuneração proporcional aos dias trabalhados com adicional de risco de vida de 20%.

Uma comissão eleitoral com representantes do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada vai analisar os pedidos de candidatura e divulgar os nomes habilitados a concorrer ao cargo. Todo o processo será acompanhado pelo Ministério Público e organizado pela comissão eleitoral designada pelo CMDA.

Outras informações sobre as inscrições e a eleição para suplente do Conselho Tutelar podem ser obtidas no telefone (12) 3662-2929 ou na sede da Casa dos Conselhos, no polo de estacionamento, em Vila Abernéssia.

Serviço – Eleição de suplentes do Conselho Tutelar

Inscrições : de 11 a 15 de maio de 2026 

Pela internet : https://camposdojordao.sp.gov.br/protocolo-sei/

Por email : cmdca@camposdojordao.sp.gov.br 

Presencialmente : Casa dos Conselhos – Rua Manoel Pereira Alves, nº 100, Abernéssia 

Eleição : 2 de agosto de 2026 

Local : SEA  Frei Orestes – Rua Pereira Barreto, 318, Abernéssia.

Horário : das 8h às 17h

Informações : (12) 3662-2929

Sobre o Governo de Campos do Jordão

O Governo de Campos do Jordão, sob a gestão do prefeito Carlos Eduardo Pereira da Silva (Caê), busca implementar políticas públicas que valorizem a cultura, o turismo, a infraestrutura e o bem-estar social fortalecendo Campos do Jordão como referência no cenário regional e nacional. Para mais informações, acesse o site oficial do Governo: www.camposdojordao.sp.gov.br ou entre em contato pelo telefone (12) 3662-8100.

Assessoria de Comunicação | Governo de Campos do Jordão

Mais informações: imprensa@camposdojordao.sp.gov.br |  (12) 3668-5500

Cidade - 12/05/2026 | 17:05